18 de novembro de 2009

Queimando os crepes



Alguns sábados atrás eu acordei com uma vontade imensa de fazer crepe. Então a tarde estava eu no mercantil mais próximo fazendo as compras para uns crepes não tão bem sucedidos.
Primeiramente vou atrás da farinha de trigo e quando chego à sessão onde ela estar me encontro no dilema - será ela com fermento ou sem fermento?-, resolvo pegar a sem fermento mesmo. Felizmente depois desse pequeno dilema tudo ocorre perfeitamente bem, ou não...
Chego em casa com as compras dentro de uma sacola de plástico e coloco todos os ingredientes em cima da mesa.
Dou inicio a criação de crepes.
Para começar ponho todos os ingredientes no liquidificador que por sinal não é essa dificuldade toda, bato bem a massa e depois deixo que ela repouse pelo menos 30 minutos (frescura eu sei, mas fazer o que neh).
Enquanto a massa esta lá no maior bem bom eu começo a fazer os recheios que iram torna-la mais gostoso. Decido fazer um recheio salgado (presunto e queijo com cobertura de creme de queijo) e um recheio doce (morango com chocolate e maçã).
No crepe doce tudo sai perfeitamente bem, mas no crepe salgado... Uma lastima aquilo! O creme que ia por cima do crepe ficou com um gosto muito forte, muito mesmo, acabamos tirando ele e comendo o crepe sem o creme.
Enfim...
Nossa querida e amada massa estava pronta, agora era hora de levar ela para o fogo. Muita calma nessa parte.
Coloquei a massa em uma frigideira levemente aquecida e com um pouquinho de óleo que era para a massa se soltar mais facilmente. A receita pedia para que depois de quinze segundos eu virasse a massa, como eu estava fazendo crepe pela primeira vez fui na onda da receita, e você sabe o que aconteceu? Hahahaha! O crepe se quebro todinho e ainda sujou o fogão, como dizem que o primeiro nunca da certo eu crio coragem e parto para o segundo.
Com o segundo já foi diferente, deixei ele uns 30 segundos, e adivinha... Ele queimou.
-um minuto de silencio para o querido crepe queimado-
O terceiro não desgrudou da frigideira, o quarto acabou se partindo no meio, o quinto caiu no chão na hora de virar, e quando eu estava quase desistindo resolvi jogar o sexto para cima com bastante força na hora de virar ele na frigideira, e acredite se quiser, deu certo, eu tinha virado o meu primeiro crepe sem quebrá-lo, queima-lo, gruda-lo ou derruba-lo no chão.
Infelizmente tive que fazer mais massa, pois a que eu havia feito tinha sido estragada nas minhas tentativas de criar um crepe perfeito.
Meia hora depois estava eu de volta ao fogão, o primeiro não deu certo mais uma vez, mais depois desse tudo pareceu se desenrolar de uma forma tão fácil e agradável que quando dei por mim já havia feito 18 crepes. Por causa disso tive que fazer mais recheios, entre eles, peito de frango, bacon, creme de limão, creme de laranja e outros.
No fim tudo deu certo, os crepes ficaram um delicia as pessoas da minha casa encheram a barriga e eu matei a minha vontade de fazer crepe.


Massa para crepe

Ingredientes
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) e um quarto de leite
  • 1 ovo
  • 10 gotinhas de essência de baunilha (opcional)
  • uma pitadinha de sal
Modo de Preparo
  1. misture todos os ingredientes no liquidificador e bata durante trinta segundos, numa frigideira (já aquecida) anti aderente coloque um pouco de óleo para a massa se soltar facilmente, espere uns quinze segundos e vire a massa e abaixe o fogo, ainda no fogo, recheie o crepe com os ingredientes de sua preferência
  2. Dobre e sirva
PS: Fica uma delícia com Nutella

6 comentários:

  1. nutella é tão caro D: mas acho q semana q vem comprarei um potinho pra experimentar =9 Até q não é tão complicado fazer o crepe *hm mas tem q ser malabarista pra virá-los, fato.

    ResponderExcluir
  2. ou ter aquelas maquinas que assam dos dois lado de uma vez e tem o formato de crepe =D
    serve uma sanduicheira HAHA

    ResponderExcluir
  3. gente, o segredo é jogar ele para cima mesmo, só assim ele vira bem direitinho e não gruda *-* priscila se for fazer crepe me chama para comer viu (:

    ResponderExcluir
  4. sanduicheira? o.o muito arriscado D:
    AHAHAHA, podexá que vc será minha cobaia >D

    ResponderExcluir
  5. Legal!! Vou aprender a fazer, depois te digo se prestou auhauahuaha
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. que pena que eu não tenho uma cobaia mas quando ararnjar uma eu faço hehehe

    ResponderExcluir