Depois que o El Bulli fechou, o mais bem cotado e festejado restaurante da Espanha se tornou o Mugaritz, do chef basco Andoni Luis Aduriz. Duas estrelas Michelin, 3º no ranking de 50 melhores restaurantes do mundo, ele fica numa cidadezinha perto de San Sebastián, no País Basco, e não tem menu – lá só se serve pratos feitos com os ingredientes recebidos no dia e ervas, folhas, cogumelos e legumes colhidos no terreno em volta. Mistura isso tudo a um toque de cozinha molecular (o Andoni foi aluno do Ferran Adriá) e você tem uma expectativa bizarramente grande de ser a melhor e mais inusitada refeição da sua vida.
Aduriz faz parte de um novo movimento gastronômico chamado Neonaturalismo, que inspira-se na natureza, e presta homenagem a ela, tanto ao colocar no prato ingredientes cuidadosamente escolhidos e tratados, como ao mimetizá-la nas apresentações.
Andoni é profundo conhecedor de seu entorno, de plantas e bichos e principalmente flores e ervas. Vê a natureza ao seu redor com olhos de filósofo:
“Ao meu modo de entender a gastronomia, o papel desempenhado pela natureza não é meramente decorativo ou tangencial, pelo contrário: trata-se de uma questão central, pois ao cozinhar não fazemos mais do que propor nossa interpretação dela.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário